sábado, 24 de março de 2012

Dieta Low Carb



Apresentação

As dietas low carb são ótimas para perder a gordura abdominal e manter a massa magra do corpo (músculos), através do consumo de proteínas.
Diferente da dieta zero carb (que fez muito sucesso na década de 90), a dieta low carb consiste em limitar o consumo diário de carboidratos em até 40 gramas/dia, limitando o estoque de carboidratos o organismo para continuar sobrevivendo deverá buscar sua fonte de energia nos triglicerídeos (gordura estocada nas células adiposas).


Carboidratos versus Proteínas

Os carboidratos ingeridos em proporções maiores do que as proteínas levam a um aumento de açúcar no sangue, com isso a insulina é produzida na tentativa de reduzir concentrações de açúcar no sangue e transportar para o tecido adiposo (gordura).

Limitando o consumo de carboidratos e consumindo um maior número de proteínas, você controla a liberação de insulina, que é muito prejudicial para quem está tentando perder gordura.
Quando consumimos muito mais proteínas do que carboidratos o organismo vez tenta reduzir esta diferença e  com isso o metabolismo é acelerado resultando em um aumento da queima de calorias diárias.


Vantagens em comparação a outras dietas

Na dieta low carb não é preciso contar calorias dos alimentos (a não ser que se queira acelerar a perda de gordura ainda mais), também não é necessário limitar em gramas as refeições, ela é baseada em alimentos permitidos ou não, no caso dos alimentos permitidos pode-se consumir a vontade (o que ajuda os obesos que já desistiram de outras dietas por passarem muita fome depois de um determinado período).


Desvantagem

O problema é que para se seguir uma dieta low carb e consumir mais proteínas, muitas vezes acabamos optamos por alimentos ricos em gorduras saturadas, o que não faz bem a nossa saúde.


Alimentos permitidos

Verduras e legumes, carnes magras como bifes, frangos e peixes (em especial salmão e sardinha que são ricos em ômega 3), queijos amarelos (provole, parmesão, outros verificar quantidade de carboidratos na embalagem), nozes e castanhas (com moderação), frutas (kiwi, melão, morango e limão a vontade, as outras frutas pode-se escolher apenas uma por dia), leite de soja light, refrigerantes light ou zero, vodka e vinho tinto seco.


Alimentos proibidos

Arroz, milho, pipoca, pão francês e de fôrma, torrada, bolo, macarrão e demais derivados da farinha branca, alimentos que sejam raízes (cenoura, beterraba, ...), leite integral, açúcar, doce industrializado e caseiro e refrigerante, cuidado com alimentos que contenham farinha pois são proibidos (peixe passado na farinha, bife a milanesa, ...), cerveja, chopp e demais fermentados.


Contraindicações

Pessoas com insuficiência renal ou hepática, porque nesses casos a ingestão de proteína sobrecarrega os rins e o fígado.


Importante

Este post é apenas de caráter informativo, antes de se iniciar qualquer dieta ou praticar exercícios físicos é recomendado procurar por um profissional especializado no assunto.


quinta-feira, 22 de março de 2012

Obesidade, uma doença que tem cura.

Boa noite pessoal, estou criando este blog para que eu possa ajudar de alguma maneira pessoas que sofrem com problema de OBESIDADE, como eu sofri a um pouco mais de 1 ano e consegui Graças a Deus superar.

Para quem não me conhece pessoalmente ou não acompanhou minha luta para superar a obesidade grau 3, eu vou explicar:

No final de 2010 já com 30 anos, eu estava pesando 121 quilos e comecei a sofrer com pressão alta, foi então que decidir mudar radicalmente meu quadro.

Eu tinha um sonho que parecia IMPOSSÍVEL.

 Passei um mês procurando ajuda e em fevereiro encontrei a Linnus Institute (www.linnus.med.br) com a médica Ulyssea (ao qual agradeço de todo meu coração).

Começaram as consultas, exames, e por fim o tratamento (sim obesidade hoje é considerada doença).

Me enfiei de pé e cabeça na dieta LOW CARB (ao qual explico em um próximo post), fiz tratamentos semanais na clínica, e comecei a tomar suplementos (que também terão um post exclusivo para cada um deles) e a praticar exercícios.

No inicio não foi fácil, principalmente os 4 primeiros meses onde eu tinha muitas dores depois dos exercícios, dores musculares, joelhos, ..., aos poucos fui modificando  meus exercícios e intensificando a forma como eram feitos, comecei a malhar na academia 3 vezes por semana com auxilio do professor Alysson (ao qual agradeço por sempre me incentivar) e comecei a praticar corrida. Logo estava correndo 3 vezes por semana e comecei a ser orientado por uma assessoria esportiva chamada Triax ao qual era acompanhada pelo meu ex-técnico Murilo Bastos (agradeço ao Murilo por sempre me segurar quando eu queria correr mais do que podia).

O dia que mais foi festejado, como a realização de um sonho, foi quando eu vi na balança baixar os 3 dígitos, estavam lá 99 quilos!!!

Após 8 meses de tratamento e muitos exercícios eu consegui atingir o meu objetivo, 83 quilos, olhava pra balança e não acreditava, estavam lá MEUS 83 QUILOS DE QUANDO EU TINHA 18 ANOS!!!

Por fim agradeço a minha família (principalmente minha esposa) que teve paciência e me ajudou muito nesta fase de superação.

Atualmente me mantenho na casa dos 85 quilos, pratico corrida de rua como estilo de vida e continuo orientado por assessoria (hoje a Maxxyma Assessoria com meu técnico Rodrigo Quadri).

A lição que aprendi nesta época difícil é uma só: Você é do tamanho do seus sonhos!!!



No próximo post falarei sobre a Dieta Low Carb.

Abraços.